Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

Analise o recorte jornalístico.

Notícia como essa, infelizmente são comuns no campo, e está relacionada diretamente com as questões agrárias no Brasil. Com base nos seus conhecimentos da realidade do campo no Brasil, identifique abaixo a assertiva que traz fatores que podem ser responsabilizados por estes acontecimentos na zona rural brasileira.


Questão 82:

O professor Emerson Ribeiro do Departamento de Geociências do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri, em seu “Livro Arte e Criatividade em Geografia: Práticas Pedagógicas em Instalações Geográficas”, passa uma mensagem da importância do papel dos professores e a relevância da Geografia no contexto da formação cidadã. Quando o autor enfatiza a formação cidadã o mesmo se enquadra na:


Questão 83:

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve sobretudo:


Questão 84:

Ao longo da evolução da humanidade, várias teorias são criadas para explicar fenômenos naturais, e não têm sido diferente quando se estuda a dinâmica sociodemográfica, pois várias teorias têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Identifique abaixo a assertiva que se enquadra a Teoria Reformista:


Questão 85:

Umberto Eco (19322016) é uma das personalidades que melhor poderiam definir esse regime, pois nele se combinaram a experiência própria, a erudição e a lucidez analítica. Com base nas características abaixo, identifique o regime político o qual Umberto Eco definiu.

1. Culto da tradição, dos saberes arcaicos.
2. Rechaço do modernismo. O Iluminismo, a idade da Razão, são vistos como o princípio da depravação moderna.
3. Culto da ação pela ação. Pensar é uma forma de castração. Por isso a cultura é suspeita, à medida em que é identificada com atitudes críticas.
4. Rechaço do pensamento crítico. O espírito crítico opera distinções e distinguir é sinal de modernidade.
5. Medo ao diferente, racista por definição.
6. Apelo às classes médias frustradas.
7. Nacionalismo e xenofobia.
8. Elitismo, desprezo pelos fracos.
9. Transferência da vontade de poder a questões sexuais. Machismo, ódio ao sexo não-conformista, como a homossexualidade.

Em qual regime abaixo as características se encaixam perfeitamente segundo Humberto Eco?


Questão 86:

No seu “Livro, ÁGUAS PARA QUE(M): Grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará”, o Professor Anderson Camargo Rodrigues Brito, nos presenteia com uma obra que aborda de uma forma crítica a forma de uso e a reprodução das Águas. Discute também, a construção de grandes obras de engenharia hidráulica e os conflitos territoriais. O mesmo fez uma abordagem muito boa sobre os caminhos das águas entre as nascentes e o vale do Cariri. Analisando a Chapada do Araripe e a existência de nascentes, identifique a assertiva que traz informações corretas.


Questão 87:

Analise os mapas abaixo, e correlacione o número com seus respectivos autores:

AUTORES
A– Jurandyr Luciano Sanches Ross
B– Aroldo de Azevedo
C– Aziz Nacib Ab´Saber

A sequência CORRETA é:

 


Questão 88:

O conflito neste País nasceu do embate entre as forças leais ao Presidente Bashar Al-Assad e os rebeldes que são contra a permanência dele no poder. Em 2011, seguindo o exemplo de outros países árabes, os habitantes protestaram contra o líder autoritário. A reação do governo foi imediata e violenta e muitos moradores pegaram em armas. Foi o início da guerra civil n(o)a:


Questão 89:

Observe a representação a seguir:

A leitura da representação acima, por meio da análise das coordenadas geográficas e dos pontos de referência, indica que o município de Barbalha localiza-se:


Questão 90:

Moramos em um País Tropical que é inteiramente Ocidental, que está predominantemente no Hemisfério Meridional. Isso significa dizer corretamente que:

I. O Brasil está situado totalmente a oeste do meridiano de Greenwich.
II. Que o paralelo de 0º corta a porção setentrional do Brasil.
III. O sul do Brasil é cortado pelo Trópico de Capricórnio.
IV. Se um avião parte de Juazeiro do Norte rumo a Rio Branco, no Acre, levando 3 horas de voo e partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às 19 horas.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13