Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Na produção do álcool combustível ocorre, em uma das etapas, o processo de fermentação. Esse processo, catalisado por uma enzima, pode ser representado pela equação química:

Sendo os calores de formação da glicose, do gás carbônico e do álcool, respectivamente, –302, –94 e –66 kcal/mol, pode-se afirmar que a fermentação ocorre com:


Questão 32:

Adicionando-se um pouco de cloreto de cálcio, CaCl2, a uma solução saturada de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, pode-se afirmar que:

I. Ocorrerá aumento do pH dessa solução.
II. Ocorrerá diminuição do pH dessa solução.
III. Não ocorrerá alteração do pH.
IV. Ocorrerá precipitação de Ca(OH)2.

Marque a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) correta(s):


Questão 33:

O alumínio é obtido pela eletrólise da bauxita. Nessa eletrólise, ocorre a formação de oxigênio que reage com um dos eletrodos de carbono utilizados no processo. A equação não balanceada que representa o processo global é:

Para 2 mols de Al2O3, quantos mols de CO2 e Al, respectivamente, são produzidos nesse processo?


Questão 34:

A formulação química obtida da ligação entre átomos dos elementos químicos 15P31 e Ca, que tem 20 prótons, será:


Questão 35:

Observe a equação química:

Considerando reagir 11,9 g de CHCl3 em um ambiente contendo gás cloro em excesso, qual a massa aproximada, em gramas, de HCl(g) produzida se a reação apresentar 75 % de rendimento?


Questão 36:

Regras de solubilidade de substâncias consideram que uma substância polar tende a se dissolver em outra polar. Com base nesta informação e considerando quantidades apropriadas para a ocorrência do processo, indique como será a mistura resultante após a adição de bromo (Br2) à mistura inicial de tetracloreto de carbono (CCl4) e água (H2O):


Questão 37:

Um hidróxido hipotético possui formulação M(OH)2. Com base nos conhecimentos básicos de química, marque a opção que indica o elemento químico que poderia substituir M na formulação em questão:


Questão 38:

Em uma aula de laboratório se pretendia neutralizar 50 mL de solução aquosa de KOH de concentração 0,10 mol/L. Para isso se pretendia usar uma solução aquosa de HNO3 de concentração 0,20 mol/L. Qual o volume (em mL) necessário da solução de HNO3?


Questão 39:

Considera-se que quando uma pessoa ingere dois copos de água, seu suco gástrico (solução de ácido clorídrico, pH igual a 1) dilui de 50 para 500 mL. Nessa condição o pH da solução restante logo após a ingestão da água será de:


Questão 40:

Conforme estabelece a lei de Robert Boyle (1660), para proporcionar um aumento na pressão de uma determinada amostra gasosa numa transformação isotérmica, é necessário:


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13