Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Com raras exceções a regra, a energia entra nas cadeias alimentares da vida no nosso planeta a partir de uma substância que repassa essa energia para outros sistemas moléculas. Essa molécula é:


Questão 62:

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para uma herança condicionada por um par de genes autossômicos terem um descendente homozigoto?


Questão 63:

Na figura da célula abaixo, a estrutura com uma interrogação é encontrada em bactérias e são extensas invaginações da membrana citoplasmática, em forma de vesículas, lamelas ou túbulos. Essa estrutura é:

 


Questão 64:

Na figura da célula abaixo, a estrutura com uma interrogação é encontrada em bactérias e são extensas invaginações da membrana citoplasmática, em forma de vesículas, lamelas ou túbulos. Essa estrutura é:

 


Questão 65:

As células eucariontes são caracterizadas por conjuntos membranosos denominados organelas citoplasmáticas. Esses sistemas possuem funções específicas fundamentais para o funcionamento celular. O conjunto de sistemas membranosos tubulares que muitas vezes, ocorre por quase todo o citoplasma, com função de transporte intracelular e em algumas porções, produção de lipídios é denominado:


Questão 66:

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no mundo atual. Porém, muitas pessoas dentro dos centros urbanos vivem do lixo. Sobre essa questão, assinale a opção CORRETA.


Questão 67:

A febre amarela voltou as áreas urbanas do Brasil. Essa doença não ocorria nessas áreas desde 1942. Assinale a alternativa que traz vetores dessa doença:


Questão 68:

O fato de alguns insetos se locomoverem sobre a superfície da água e algumas espécies de plantas crescerem por cima da superfície da água é também uma das propriedade que deixa as células individualizadas e coesas. Essa propriedade físico-química da água é denominada:


Questão 69:

Os lipídios são substâncias caracterizadas por baixa capacidade de dissolução em água. Marque a alternativa INCORRETA sobre a importância dos lipídios para os seres vivos.


Questão 70:

Os animais da tirinha abaixo (rato e cobra), na prática, não vivem tão harmonicamente. Em uma teia alimentar que espécies desses grupos estejam presentes, ratos e cobras são:

 


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13