Questões da prova URCA 2017/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são observadas três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência será:


Questão 42:

A fórmula molecular do alcano de menor peso molecular que apresenta, em sua estrutura, um átomo de carbono terciário ligado a um átomo de carbono secundário é:


Questão 43:

A produção da anilina pode ser representada pelo esquema reacional simplificado:

Nesse esquema, A, B, e X correspondem, respectivamente, a:


Questão 44:

A diminuição do número de ligações insaturadas da cadeia carbônica de óleos naturais, através de hidrogenação catalítica, obtém-se as margarinas, usadas como alimento. Em relação ao processo mencionado, pode-se afirmar que as ligações rompidas e a reação que ocorre são do tipo:


Questão 45:

Considerando os isômeros estruturais e geométricos, incluindo também os cíclicos, poderemos representar quantas estruturas para a fórmula molecular C3H5Cl?


Questão 46:

“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado” (FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147)

O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI. Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência:


Questão 47:

“Nas universidades, os paradoxos e as ambiguidades do regime militar se manifestaram plenamente, revelando a complexidade dessa experiência autoritária. De fato, o regime político construído a partir de 1964 teve dupla dimensão: ele foi, simultaneamente, destrutivo e reformador, e, nunca é demais ressaltar, o seu impulso modernizador foi viabilizado por meios repressivos”. (MOTTA, Rodrigo de Sá. A ditadura nas universidades: repressão modernização e acomodação. IN. Revista Ciência & Cultura: temas e tendências, Universidade na Ditadura Militar, Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ano 66, outubro de 2014, p. 2126)

O texto acima nos inspira a refletir sobre um dos momentos mais significativos da História do Brasil. Sobre esta temática é correto afirmar:


Questão 48:

“A situação tende a piorar em decorrência dos recentes retrocessos políticos verificados no país e, consequentemente, do maior empoderamento de grupos que atentam contra os direitos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais. Tais forças, cujas ideias ecoam no Palácio do Planalto, defendem a Proposta de Emenda Constitucional n° 215/2000 e outras tentativas de ceifar direitos assegurados na Lei Maior. Nesse sentido, Mato Grosso do Sul segue como o mais anti-indígena dos estados brasileiros e, anualmente, disputa com o maior número de mortes de índios no país e no mundo, dentre outras formas de violência.” (OLIVEIRA, Jorge Eremites de. Conflitos pela posse de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. IN. Revista Ciência & Cultura, Temas e Tendências, Lixo. Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, janeiro, ano 68, 2016, p. 45).

Considerando o substrato de texto acima e a questão fundiária na História do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.


Questão 49:

No dia 24 de junho de 2016, após um referendo, os britânicos decidiram sair do bloco europeu. O fato ficou conhecido como Brexit (contração das palavras inglesas Britain, de grã-Bretanha, e exit, de saída). Sobre a União Europeia (UE) e a geopolítica mundial podemos corretamente afirmar:


Questão 50:

“Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison d’or (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhouse por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994).

Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13