Clima do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências Humanas (PUC-RJ, 2016)
Graduado em Geografia (UFF, 2009)

O Rio de Janeiro possui um clima quente com áreas úmidas, semi-úmidas e secas. Nas áreas onde há a predominância do clima úmido, quase todos os meses do ano são chuvosos, já nas áreas onde predomina o clima semi-úmido, de quatro a seis meses são secos, isto é, quase não chove neste período, por fim, nas áreas de clima tropical seco, são mais de sete meses de pouca chuva (CEPERJ, 2010). É importante ressaltar que a há diferenças nos conceitos de clima e de tempo meteorológico. Assim, o tempo é uma combinação passageira da atmosfera, já o clima resulta de condições que perduram por um período mais longo. O tempo é uma combinação transitória, concreta, de comportamentos dos elementos, caracterizando um estado atmosférico momentâneo (CONTI & FURLAN, 1996). O clima, segundo MARTINELLI (2010) é a série de estados da atmosfera acima de um lugar em sua sucessão habitual.

Assim, dentro do Estado do Rio de Janeiro, a temperatura e a distribuição das chuvas pelos meses do ano variam, principalmente, de acordo com o relevo e com a proximidade do mar. Quanto maior for a altitude, mais baixa é a temperatura. Quanto mais perto do mar, mais amena será a temperatura. Desta forma, percebemos dentro do Estado do Rio de Janeiro, a predominância de três tipos de clima, conforme dito anteriormente, com destaque para o Clima tropical semi-úmido, o Clima tropical de altitude e o Clima tropical.

A predominância do clima tropical semi-úmido ocorre nas áreas de baixas altitudes, com destaque para as áreas da Baixada Fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro. Essas áreas do Estado do Rio de Janeiro apresenta uma temperatura média anual em torno de 24º e com chuvas abundantes no verão e invernos secos, a pluviosidade ultrapassa os 1.500 mm anuais (BASTOS & NAPOLEÃO, 2011).

O clima tropical de altitude ocorre nas terras altas (Serra do Mar, parte do Vale do Paraíba do Sul e Planalto de Itatiaia) e se caracteriza por temperaturas mais amenas, devido à altitude do relevo com verões pouco quentes e chuvosos e invernos frios e secos (BASTOS & NAPOLEÃO, 2011). Nessas áreas, a temperatura média do mês mais quente é de 22º. Vale ressaltar que no Planalto de Itatiaia, são registradas as temperaturas mais baixas do Estado do Rio de Janeiro (CEPERJ, 2010).

O clima tropical se destaca na porção nordeste do Estado do Rio de janeiro. Este tipo de clima possui como característica uma estação chuvosa no verão, de novembro a abril, e nítida estação seca nos períodos de inverno, de maio a outubro, com destaque para o mês de julho que é considerado o mais seco. A temperatura média no mês mais frio é superior ao 18ºC e as precipitações anuais ultrapassam os 1.800 mm (BASTOS & NAPOLEÃO, 2011).

Convém destacar que algumas áreas do Estado do Rio de Janeiro apresentam características de Clima Tropical Seco, como o município de Arraial do Cabo. As características gerais desse tipo de clima é a ocorrência de uma estação seca com uma precipitação anual média de 750 mm.

Referencias:

BASTOS, J. & NAPOLEÃO, P. O Estado do Ambiente: Indicadores Ambientais do Rio de Janeiro de 2010. INEA, 2011. Disponível em: http://200.20.53.3:8081/cs/groups/public/documents/document/zwew/mde1/~edisp/inea0015448.pdf. Acesso em 29 de dezembro de 2017.

CONTI, J.B. e FURLAN, S.A. Geoecologia. O clima, os solos e a biota. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

Fundação Ceperj. O Estado do Rio de Janeiro e seu ambiente. Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas, 2010. Disponível em: http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territorios/ambiente.html. Acesso em 29 de dezembro de 2017.

MARTINELLI, M. Clima do Estado de São Paulo. Confins Online, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/6348. Acesso em 28 de dezembro de 2017.

Arquivado em: Clima, Rio de Janeiro