Economia da América Central

Mestrado em Geografia (UFSC, 2015)
Graduação em Geografia (UFSC, 2012)

A América Central é o menor subcontinente a fazer parte da América e divide-se em duas partes, insular e continental. A porção continental é um istmo, estreita faixa de terra cercado por água dos lados que liga duas grandes extensões de terra, e possui uma cordilheira que a corta no sentido sul-norte. Essa parte foi colonizada quase na sua totalidade por espanhóis, que influenciaram na língua que é falada até a atualidade. O único país não colonizado por espanhóis foi Belize, que deve sua colonização aos ingleses e que, por isso, fala sua língua. Os principais países são: Panamá, Guatemala e Costa Rica. A parte insular por sua vez divide-se em grandes Antilhas e pequenas Antilhas e foi colonizada por franceses, ingleses, espanhóis e holandeses. As grandes Antilhas são as maiores ilhas do Caribe e fazem parte os países: Cuba, República Dominicana, Jamaica e Haiti. As pequenas Antilhas são ilhas menores, no mar do Caribe, que constituem pequenos países e territórios ultramarinhos. A economia da America Central sofre ainda com a herança colonial, mantendo ainda a atividade primária como principal motor econômico.

Agropecuária

O setor primário, agricultura e extrativismo, focado na produção de culturas tropicais, é o principal responsável pela economia e por empregar a maior parte da mão de obra dos países centro-americanos. A agricultura é praticada nos modelos de subsistência ou no modelo de plantations. A agricultura de subsistência, praticada em pequenas propriedades, visa o a alimentação do produtor e de sua família, gerando um pequeno excedente comercial para o mercado interno e é a principal responsável pelo abastecimento alimentício da população. Apesar de praticar esse modelo, a América Central sofre com a concentração de terras e, muitas vezes, os países são obrigados a importar comida de outras localidades, estando sujeitos às flutuações do mercado internacional. As plantations, praticadas em grandes propriedades, visam o abastecimento do mercado externo, principalmente EUA e Europa, e são praticadas por grandes corporações transnacionais ou por grandes proprietários de terras. Os principais produtos das plantations são as culturas tropicais, como a cana-de-açúcar, em toda a porção insular, banana, em toda a costa leste da porção continental, tabaco, em Cuba, algodão, na costa oeste da porção insular, café, nas partes altas de El Salvador, além do milho, nos planaltos da Guatemala. Os rebanhos são predominantemente de bovinos, suínos e equinos, sendo criados de forma extensiva, principalmente no norte da parte continental.

Mineração e Indústria

A América Central possui poucos minérios em seu subsolo, sendo significativa a extração de bauxita, na Jamaica, e petróleo, no mar do Caribe. As indústrias são quase inexistentes na América Central e estão ligadas principalmente ao beneficiamento de produtos agrícolas para a exportação e bens alimentícios para o mercado interno.

Serviços e comércio

O setor terciário, serviços e comércio, tem alguma importância no subcontinente. O Panamá é um dos poucos países que não possuem sua economia totalmente atrelada aos produtos agrícolas. Isso se deve principalmente ao canal do Panamá, uma das principais rotas de navegação do mundo, que gera grande riqueza para o estado panamenho. Além do canal, o Panamá é um paraíso fiscal – países ou territórios com sistema fiscal favorável e sigilo bancário, onde não é necessário especificar a origem do dinheiro –, o que leva a um grande afluxo de capital estrangeiro para esse país. Além do Panamá, as Antilhas Holandesas, Ilhas Cayman, Bermudas e Ilhas Virgens Britânicas também são paraísos fiscais na América Central. O turismo é um dos grandes impulsionadores das economias centro-americanas. Os principais atrativos são as belas praias do mar do Caribe e os resorts de luxo localizados nas ilhas do subcontinente.

Fontes:
http://cosif.com.br/publica.asp?arquivo=parafiscal01
http://knoow.net/cienceconempr/gestao/paraiso-fiscal/
https://sites.google.com/site/internetnations/o-mundo/america-central
http://economia.culturamix.com/negocios/economia-da-america
http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2014/05/a-agropecuaria-da-america-central.html
http://escola.britannica.com.br/article/480939/America-Central
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1530&evento=5
http://www.geografiaopinativa.com.br/2013/08/economia-dos-paises-da-america-central.html
http://www.voyagesphotosmanu.com/economia-da-america-central.html

Arquivado em: América