Planalto das Guianas

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O Planalto das Guianas ou Escudo das Guianas está localizado a norte da América do Sul, abrangendo a Guiana, Guiana Francesa, Suriname, parte da Venezuela e no Brasil os estados de Roraima, norte Amazonas e Pará, e Amapá.

Sua formação geológica é do Pré-Cambriano, sendo uma das formações mais antigas, com a presença de cânions, além de encostas íngremes, tendo picos que ultrapassam os 2000 metros de altitude, como o Monte Roraima, Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, além de ser uma região rica em quedas d’água.

O clima desse Planalto é Equatorial, devido a sua proximidade a linha do Equador, sofrendo grande incidência dos raios solares de forma perpendicular, ou seja, suas temperaturas são elevadas, o que gera maior evaporação e consequente umidade, que se precipita depois, sendo, portanto, um clima quente e úmido, com baixa amplitude térmica.

A vegetação nessa área é de Floresta Equatorial, sendo quase toda a Floresta Amazônica, com vegetação perene, latifoliada e hidrófila, ou seja, plantas que estão sempre verdes, de folhas largas e que crescem em ambiente úmido. Contudo seus solos são de baixa fertilidade, fazendo com que a própria floresta sobreviva do seu próprio bioma.

Referências:

http://www.conservation.org/global/brasil/iniciativas-atuais/Pages/escudo-das-guianas.aspx

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Brasil