Geografia de Roraima

Por Thais Pacievitch
O Estado de Roraima está localizado no extremo norte do Brasil. Seus limites são os seguintes: Venezuela (Norte e Noroeste); Amazonas (Sul e Oeste); Guiana (Leste); Pará (Sudeste). A extensão territorial de Roraima é de 224.298,980 km², divididos em 15 municípios. Roraima é o estado com a menor população do Brasil. A capital do estado é Boa Vista.

O relevo de Roraima é predominantemente plano, com leves ondulações, maciços e picos isolados e dispersos. Freitas (s/a) divide o relevo do estado em degraus, de acordo com a altitude e outras características:

  • Primeiro degrau: este seria as áreas de acumulação inundáveis. Não apresentam propriamente uma forma de relevo, mas são áreas cobertas por uma fina camada de água.
  • Segundo degrau: este seria o pediplano Rio Branco. Este é uma unidade de relevo de enorme expressão em Roraima, pois ocupa grande parte de suas terras. Nesse pediplano as altitudes variam de 70 a 160m e têm fraca declividade rumo à calha dos rios.
  • Terceiro degrau: é formado por elevações que podem chegar a 400m de altitude. São serras como a serra da Lua, serra Grande, serra da Batata e outras.
  • Quarto degrau: é formado por elevações que podem variar a 600 a 2.000m de altitude. É formado pela cordilheira do Pacaraima, serra do Parima e serra do Urucuzeiro. Estas estão unidas em forma de cadeias e nela nascem os rios que formam o rio Uraricoera que se encontra com o Tacutu formando o Rio Branco.
  • Quinto degrau: é o mais alto, formado por elevações que chegam a quase 3.000m de altidude. Um exemplo desse degrau é o Monte Roraima, com 2.875m de altitude.

O ponto de maior altitude do estado é o monte Roraima, localizado na serra Pacaraíma. As serras Parima e Paracaína estão localizadas nas fronteiras entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana.

A vegetação do estado é composta, em sua maior parte, pela Floresta Amazônica, a exceção de uma faixa de campos e cerrado na região Leste.

O clima de Roraima varia de acordo com a região. O clima é equatorial - quente e úmido - nas regiões norte, sul e oeste do estado. Nessas regiões, a estação de seca é pouco pronunciada. A temperatura média anual é de 24°C. Já na região leste do estado, o clima é tropical. Nessa região, a estação de seca é bem definida. A temperatura média é semelhante as demais regiões do estado, porém a leste o índice de chuvas é menor.

A região de Roraima faz parte da bacia do Rio Amazonas. O rio mais importante do estado é o Rio Branco, um dos afluentes do rio Negro. A hidrografia do estado é riquíssima. Outros rios importantes são: Uraricoera, Catrimani, Tacutu, Alalaú e Mucajaí.

As principais cidades, além da capital Boa Vista são as seguintes: Rorainópolis, Alto Alegre e Caracaraí.

Referências:
FREITAS, Luiz Aimberê Soares de. Relevo. Estudos Sociais de Roraima. Disponível em: http://www.portalroraima.rr.gov.br/index.php?id=93&itemid=1&option=com_content&task=view Acesso em 16 jan. 2011.

RORAIMA. Disponível em: http://www.brasilrepublica.com/roraima.htm Acesso em 16 jan. 2011.