Geografia da Austrália

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A Austrália está entre os seis maiores países do mundo, com 7 686 850 km². Localiza-se entre os oceanos Pacífico e Índico, sendo que não possui fronteiras terrestres. A capital do país é Canberra (e não Sydney ou Melbourne).

Mapa da Austrália.

Mapa da Austrália.

Sem considerar a Antártica, a Austrália é o território mais plano e árido do mundo. O relevo é formado por um planalto e várias planícies. É uma terra de contrastes, de paisagens e de climas. Na costa sudeste e na fértil, porém estreita

planície da costa leste vive a maior parte da população. O clima nessas regiões é temperado.

São três os fusos horários no país. O inverno no país ocorre entre os meses de junho e agosto, enquanto o verão entre dezembro e fevereiro.

A Austrália é dividida em seis estados e cinco territórios, dos quais apenas dois fazem parte do continente, pois os outros três são Ilhas. Os estados são os seguintes:

New South Wales – A capital do estado é Sydney, que é a cidade mais velha e maior de toda a Austrália. Na região sudeste, esse é o estado mais populoso e no qual se encontram as maiores indústrias do país. O clima no estado é temperado, sendo que a temperatura varia entre os 7° (no inverno) e 26° (no verão). Outra cidade importante do estado é Newcastle.

South Austrália – A capital do estado é Adelaide, conhecida como a capital cultural do país. Nesse estado são encontrados desertos e terras férteis (Vale de Barossa). O clima na região é mediterrâneo, com temperaturas entre 8° (no inverno) e 28° (verão). Em South Austrália existem os rios Flinders e Murray, e três lagos grandes, o Gardiner, o Torrens e o Eyre.

Western Austrália – A capital do estado é Perth. Embora seja o maior estado, é o menos povoado. A região é de mineração. Devido a grande extensão desse estado, ele encontra-se em diferentes zonas climáticas. As temperaturas variam entre 8° (inverno) e 40° (verão).

Queensland – A capital do estado é Brisbane, a terceira maior cidade do país. Localiza-se a nordeste do país. Queensland é o estado que concentra as praias mais populares, sobretudo nas regiões da Gold Coast e Sunshine Coast, banhadas pelo Oceano Pacífico. Na direção da costa de Queensland, embora fora dela, está o maior recife de corais do mundo, que se estende por aproximadamente dois mil quilômetros. O clima na região é subtropical, com temperaturas que variam entre 10° (inverno) e 38° (verão).

Victoria – A capital do estado é Melbourne, segunda maior cidade do país. O estado localiza-se ao sul do estado de New South Wales. Victoria possui florestas e grandes lagos. O clima em Victoria é temperado, com temperaturas que variam entre 6° (inverno) e 40° (verão).

Tasmânia – A capital do estado é Hobart. A Tasmânia é uma ilha ao sul do continente, cercada por inúmeras ilhas menores. A região é montanhosa. O clima é temperado (marítimo), com temperaturas entre 4° (inverno) e 25° (verão).

Os territórios que fazem parte do continente são: Australian Capital Territory e Northern Territory.

Australian Capital Territory – A capital do estado (e do país) é Canberra, sendo que o estado é como o Distrito Federal. Localiza-se “dentro” do estado de New South Wales. Como Brasília, Canberra foi planejada, e é muito sofisticada. A cidade foi construída ao redor de um grande lago artificial. O clima na região é mediterrâneo, com temperaturas entre 3° (inverno) e 27° (verão).

Northern Territory – A capital do estado é Darwin. Ao norte, o estado é constituído por grandes dunas, lagoas e rios sinuosos, penhascos e vales maciços. No centro do estado encontra-se o maior monolito do mundo, chamado de Uluri (ou Ayers Rock). A vegetação no estado é de savanas ou de eucaliptos (temperada). O clima é tropical na costa, e quente no interior, com temperaturas que variam entre 19° (inverno) e 35° no verão.

Devido ao seu isolamento, a fauna da Austrália conta com espécies só encontradas lá, como o Coala, o Canguru, o Ornitorrinco e o Diabo da Tasmânia, entre outros.

Arquivado em: Austrália, Geografia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: