Erupções vulcânicas recentes

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Ouça este artigo:

vulcões ativos em vários pontos do globo, que estão entrando em erupção periodicamente. No entanto, algumas dessas erupções recentes, causaram efeitos importantes na vida das pessoas e na manutenção da fauna e da flora. Veremos a seguir algumas erupções vulcânicas recentes que impactaram de forma intensa as populações locais.

Anak Krakatau - Indonésia - 2018

O vulcão Anak Krakatau na Indonésia entrou em erupção em outubro de 2018. A erupção do tipo explosiva, foi tão intensa que destruiu parte do monte vulcânico. Dois meses após a explosão, ocorreu o colapso do vulcão, com movimentação de uma grande massa de solo e rochas no assoalho oceânico circundante, o que provocou um tsunami com ondas que chegaram a 5 metros de altura. O maremoto aconteceu em uma região localizada em um estreito entre o Oceano Índico e o Mar de Java. Como consequência da erupção e subsequente tsunami, mais de 400 pessoas morreram.

Erupção do Vulcão Krakatau. Foto: feygraphy / Shutterstock.com

Veja o vídeo da erupção (VolcanoDiscovery):

Vulcão no Monte Ontake - Japão - 2014

O vulcão localizado no Monte Ontake, em Nagano no Japão, entrou em erupção em setembro de 2014, causando a morte de mais de 50 pessoas. O vulcão com mais 3 mil metros de altitude, expeliu material piroclástico (gazes, rochas e cinzas vulcânicas) em grande quantidade. A maior parte das vítimas fatais está entre as pessoas que visitavam a região, eram alpinistas que estavam subindo a montanha. A alta tecnologia japonesa que monitora terremotos e atividade vulcânica, desta vez não conseguiu prever a erupção.

Vulcão Eyjafjallajökull - Islândia - 2010

O vulcão Eyjafjallajökull, da Islândia entrou em erupção em abril de 2010 e suas consequências tiveram impactos no nível planetário. O grande volume de gases e cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera pela erupção, formou uma massa de ar que atingiu a porção oeste do continente europeu. As características do material expelido pelo vulcão – cinzas duras e afiadas suspensas – impediu que mais de 100 mil voos decolassem, provocando um verdadeiro colapso no espaço aéreo mundial. A nuvem de material vulcânico permaneceu na atmosfera europeia por várias semanas. As companhias aéreas estimam um prejuízo de mais de um bilhão de dólares com o evento natural.

Vulcão Eyjafjallajokull. Foto: narloch-liberra / iStock.com

Vulcão Merapi - Indonésia - 2010

O Merapi é considerado o vulcão o mais ativo da Indonésia – que é a campeã dos vulcões ativos no mundo, com mais de 120 em atividade. Está na ilha de Java. Embora os vulcanólogos tenham avisado da necessidade de evacuar a população, em 2010, três erupções seguidas do vulcão ocasionaram 300 mortes e quase 300 mil pessoas desalojadas.

Vulcão Nyiragongo - República Democrática do Congo - 2002

O vulcão Nyiragongo, na República Democrática do Congo, no continente africano, explodiu em janeiro de 2002, causando a morte de mais de 500 pessoas e destruindo parte da cidade de Goma, que circunda o vulcão. Bairros residenciais inteiros foram destruídos pela força da explosão, a onda de lava dividiu a cidade ao meio e só parou quando atingiu o Lago Kivu. A fumaça, no entanto desalojou mais de 300 mil pessoas, que se refugiaram nas cidades próximas e em Ruanda.

Vulcão Pinatubo - Filipinas - 1991

O Vulcão Pinatubo, localizado nas Filipinas teve em junho de 1991 uma explosão tão poderosa que o material expelido pelo vulcão (fragmentos de rochas, cinzas e gases) formou uma nuvem que atingiu mais de 30 quilômetros de altitude. O grande volume de gases e cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera, provocou mudanças climáticas em nível global. Além disso, áreas extensas de floresta, pastagens e lavouras ficaram completamente cobertas pelo grande volume de cinzas depositadas na superfície. Consequência que provocou efeitos sobre o acesso a alimentos e água potável por muito tempo.

Vulcão Pinatubo explodindo no dia 12 de junho de 1991. Foto: Dave Harlow / USGS

Leia também:

Fontes:

https://www.nsctotal.com.br/noticias/veja-as-erupcoes-vulcanicas-mais-mortiferas-dos-ultimos-25-anos

https://guidetoiceland.is/nature-info/the-most-infamous-eruptions-in-icelandic-history

http://www.geo.mtu.edu/volcanoes/fuego/eruption2.html

https://www.iberdrola.com/environment/volcanoes-eruptions-history

Arquivado em: Geologia