Encefalite

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Encefalite é uma inflamação aguda do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro e que se não for tratada, pode ser fatal. Afeta principalmente bebês, crianças e adultos com sistema imunológico comprometido. Pode ser causada por complicações de algumas doenças como toxoplasmose, malária, sarampo, caxumba, poliomielite, rubéola, catapora, AIDS e etc. É a chamada encefalite imunoalérgica. Estas complicações ocorrem porque o sistema imunológico do doente está deficiente, e o agente infeccioso se dissemina para todo o corpo inclusive para o cérebro. Pode ocorrer também a infecção direta causada principalmente por vírus, ou outro agente infeccioso como bactérias, fungos e protozoários. São comuns também encefalites causadas por reações às vacinas, doenças autoimunes ou como efeito secundário do câncer. A encefalite viral é esporádica, quando causada pelo vírus do herpes simples, raiva, caxumba ou varicela. E é considerada epidêmica quando é causada pelo arbovírus, poliovírus e adenovírus e citomegalovírus. O agente infeccioso causa inflamação do cérebro e do tecido cerebral, e dependendo da área afetada pode deixar sequelas graves, como perda da fala e de movimentos e até a morte. Se a inflamação atingir as meninges (membranas que protegem o cérebro) é chamada de meningoencefalite. Caso a inflamação chegue à medula espinhal, é denominada encefalomielite.

Transmissão

Existem várias formas de transmissão das encefalites virais, que são as mais comuns:

  • Aspiração de gotículas de uma pessoa infectada;
  • Alimentos ou bebidas contaminados;
  • Contato direto com a pele;
  • Reação alérgica a vacinas;
  • Doença autoimune;
  • Bactérias, fungos, protozoários;
  • Efeitos colaterais do tratamento do câncer

Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral, causando inchaço (edema cerebral). Isso pode levar à destruição das células nervosas, resultando em sangramento (hemorragia intracerebral) e dano cerebral – às vezes permanente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça muito intensa, febre e convulsões, inflamação do cérebro, (que se manifesta por alteração da consciência – confusão mental, sonolência, etc.), déficits neurológicos focais. Outros sintomas incluem: baixa energia e pouco apetite, caminhar descoordenado e cambaleante, sonolência, irritabilidade, fotofobia (sensibilidade à luz), costas e pescoço rígidos e vômitos.

Em bebês e recém-nascidos os sintomas não são muito fáceis de serem reconhecidos: rigidez do corpo, irritabilidade e choro mais frequente, falta de apetite, moleira mais saliente e vômitos.

Diagnóstico

É realizado inicialmente com a história clínica do paciente, onde serão avaliados os sintomas. O diagnóstico é complementado por exame do fluido cerebrospinal (líquor). A ressonância magnética do cérebro ajudará a fechar o diagnóstico. Outros exames que podem ser utilizados são a tomografia computadorizada da cabeça, culturas do fluido cerebrospinal, do sangue ou urina, eletroencefalograma, testes sorológicos e exame de PCR (reação em cadeia da polimerase) para detectar o DNA do vírus.

Tratamento

O tratamento consiste em repouso, alimentação e ingestão de líquidos. Remédios podem ser ministrados para aliviar os sintomas: paracetamol (para febre e dor de cabeça); ansiolíticos (reduzem a irritabilidade e evitam as insônias), como Alprazolam ou Lorazepam; anticonvulsivantes, (Carbamazepina ou Fenitoína): Corticoides (combatem a inflamação do cérebro), como Dexametasona ou Betametasona. Em casos de infecções por vírus, pode ser ministrado antiviral como Aciclovir ou Foscarnet. Os casos graves necessitam de internação e fisioterapia.

Prevenção

Evitar o contato com pessoas doentes.

Bibliografia:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/encefalite
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/510324/encefalites+definicao+causas+sintomas+diagnostico+tratamento+e+evolucao.htm
http://www.fleury.com.br/saude-em-dia/dicionarios/doencas/pages/encefalite.aspx
http://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/infec%C3%A7%C3%B5es-encef%C3%A1licas/encefalite
https://www.tuasaude.com/encefalite-viral/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Inflamações