Biomas, Domínios e Ecossistemas

Por Emerson Santiago
Bioma, domínio e ecossistema são termos ligados e utilizados ao mesmo tempo nas áreas da biologia, geografia e ecologia, mas, não significando em absoluto que sejam palavras referentes a um mesmo conceito. São todos empregados quando se pretende dividir um território de acordo com suas paisagens naturais.

Biomas são grandes áreas ou ecorregiões geográficas, de até mais de um milhão de quilômetros quadrados (uma dimensão que equivale a pouco menos que o estado do Pará ou a África do Sul), com condições ambientais específicas, onde ocorre interação entre os fatores no conjunto natural (relevo, clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo). Apesar da diversidade de vegetação, a paisagem apresenta-se com certa uniformidade, havendo porém, dificuldade de definição de seus limites naturais.

Como exemplo de biomas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos:

Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza, geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia. Modernamente, substitui o termo zona (como por exemplo, zonas tropicais, zonas temperadas, subtropical, etc.). Definimos os domínios morfoclimáticos brasileiros a partir de características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, havendo seis importantes destes espaços em território brasileiro:

  • Domínio Amazônico
  • Domínio dos Cerrados
  • Domínio dos Mares de Morros
  • Domínio das Caatingas
  • Domínio das Araucárias
  • Domínio das Pradarias

Finalmente, o ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Exemplos de meio ambiente são lagos, floresta, savana, tundra, etc. É complexo que compõe o ecossistema onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não-vivos (bióticos e abióticos), havendo a transferência de energia e matéria entre eles. Um domínio pode conter mais de um bioma e de um ecossistema.
Os principais ecossistemas brasileiros são:

É importante notar os diferentes biomas, domínios e ecossistemas presentes no território nacional, atestando a diversidade climática, vegetal, animal e de relevo que estão contidas entre as fronteiras terrestres. Tal variedade cultural e paisagística, além da falta de praticamente qualquer conflito étnico e fronteiriço deixa o Brasil em posição privilegiada, ressaltando seu potencial turístico, sobretudo o turismo ecológico.

Bibliografia:
Ecossistema . Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/ecossistema.htm . Acesso em 18/06/2011.

Biomas . Disponível em http://www.brazadv.com.br/brasil/biomas.htm . Acesso em 18/06/2011.

- ? , Alexandre . Paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Uma análise conceitual . Disponível emhttp://wwwblogdoprofalexandre.blogspot.com/2010/08/paisagem-natural-bioma-dominio.html . Acesso em 18/06/2011.

BRUNO , Francisco . Domínios Morfoclimáticos . Disponível em http://cta2009-2-dominios-morfoclimaticos.blogspot.com/ . Acesso em 18/06/2011.