Clima mediterrâneo

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O clima mediterrâneo ocorre ao norte e sul da África e sul da Europa. Recebe esse nome devido a sua proximidade com o Mar Mediterrâneo. Porém esse clima aparece em outras áreas distantes, como o centro do Chile e Austrália, além da região sul e litoral da Califórnia.

Esse clima sofre as influências do mar, tendo um verão quente e seco e invernos com temperaturas amenas e a ocorrência chuvas, que ocorrem por volta de três a quatro meses, mas que possui uma pluviosidade baixa, por volta de 500 mm anuais. E devido a este fato, temos a ocorrência de outros dois subtipos do clima mediterrâneo, onde quanto mais afastada a área for do mar, mais alterado o clima poderá ser, devido à atuação das massas de ar, podendo elevar ainda mais as temperaturas, assim como não ultrapassar o mínimo da temperatura próximo à costa.

A vegetação, conhecida nesse clima como mediterrânea, era caracterizada por plantas arbóreas, porém devido a modificações humanas (ação antrópica) essa vegetação praticamente se perdeu, sendo substituídas por arbustos, plantas rasteiras e arbóreas de pequeno porte, mais conhecidas como maquis e garrigue. As plantas são esparsas para melhor adaptação ao clima quente, ou seja, são xerófilas, conseguindo armazenar água para os períodos mais quentes e secos.

É um clima tido como favorável a agricultura, principalmente para alguns tipos de cultivos, como batata, azeitonas, entre outros.

Referências:

AYOADE, J. O. 1996. Introdução á climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Clima