Clima Mediterrâneo

Por Caroline Faria
O clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado que apresenta precipitações mais altas no inverno e no outono, embora no geral elas sejam mais escassas (cerca de 500mm por ano apenas), quando a temperatura pode cair até 5ºC, ao contrário do verão quando as temperaturas são mais altas, em torno de 20°C, e o clima é mais seco.

O clima mediterrâneo recebe esse nome porque sua maior ocorrência, de longe, é a região costeira do Mar Mediterrâneo, sendo o clima característico de regiões como a costa grega e itálica e em todas as ilhas do Mar Mediterrâneo.

Entretanto, o clima mediterrâneo não ocorre somente nesta região, podendo ser encontradas características típicas do clima mediterrâneo em locais como o sul e litoral da Califórnia, o centro do ChileAustrália.

Uma característica marcante deste tipo de clima é a forte insolação provocada pela quase ausência de nuvens na época do verão, o que faz com que durante o verão os dias sejam bem quentes com temperaturas mais frias durante a noite (alta amplitude térmica diurna).

O clima temperado mediterrâneo também apresenta variações conforme se afasta da costa, apresentando dois subtipos de clima: um nas regiões costeiras onde a temperatura facilmente ultrapassa os 22°C e outro nas regiões mais centrais dos continentes onde a temperatura raramente chega a 22°C.