Planalto Central

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O Planalto Central está localizado nas regiões sudeste e central do país, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

Chapada dos Guimarães, na borda do Planalto Central. Foto: Erni / Shutterstock.com

Seu clima tropical é caracterizado pela ausência da estação fria, tendo altas temperaturas e períodos de seca e de chuvas. E seu relevo varia entre 300 a 1650 metros de altitude, e constitui-se quase inteiramente por Chapadas, como a dos Veadeiros, dos Guimarães, Parecis e Espigão Mestre, tendo como pico mais alto a Chapada dos Veadeiros, com altitudes até 1650 metros, localizado no estado de Goiás, que foi declarada como Patrimônio Mundial do Brasil pela UNESCO em 2001.

Sua principal vegetação é o cerrado, com plantas arbóreas espaçadas, de troncos retorcidos, além de arbustos e gramíneas, conta ainda com uma faixa de transição com algumas partes de mata atlântica, tendo um bioma rico em espécies vegetais e animais. Além de abranger as bacias hidrográficas do Tocantins-Araguaia, Amazônica e do São Francisco, e um grande potencial hidrelétrico.

Porém, há décadas ocorre a ocupação humana nessa área, colocando essa vegetação em possível ameaça devido a agropecuária e crescimento de cidades, como Brasília.

Bibliografia:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Arquivado em: Brasil