Curiosidades sobre o Planeta Terra

Publicado em 03/08/2022
Ouça este artigo:

Visto do espaço, o Planeta Terra é um dos mais enigmáticos do sistema solar. A mistura entre a água em sua quase totalidade com os grandes blocos de terra dos continentes espalhados fazem do globo terrestre uma das visões mais intrigantes entre todos os planetas. Por isso, a Terra recebe as alcunhas de Planeta Azul ou Planeta Água.

Isso ocorre devido à capacidade que a Terra apresenta de propulsionar a vida para seus habitantes. Com natureza exuberante, o planeta parece ter sido planejado justamente para a sustentação dos seres humanos e dos animais.

Planeta Terra visto do espaço. Fotos: NASA

Mas, o que mais é curioso sobre a Terra?

A vida na Terra está diretamente relacionada com o fato de o planeta ser o terceiro mais próximo do Sol, de onde tira o calor para impulsionar a natureza e os seres humanos. Além da proximidade ao calor, o planeta Terra apresenta a maior densidade, além de ser o quinto maior entre os globos que compõe o sistema solar.

Vida na Terra

Há 4,56 bilhões de anos formou-se a Terra, o único corpo celeste em que se verifica a presença de vida (até o momento). Apesar da imensidão do cosmo, ainda não foi verificado nenhum tipo de contato com outros planetas por meio de sinais ou qualquer tipo de comunicação. A vida no globo terrestre é mais nova do que a sua formação, os seres surgiram somente após um bilhão de anos de sua origem. Por possuir uma divisão estrutural entre núcleo, manto e crosta, a Terra é considerada um planeta telúrico.

Porém, há diversas outras estruturas que formam o planeta Terra, como a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera e litosfera. São estas formações terrestres e o funcionamento entre elas que permitem a vida. Por mais que tenha uma formação de bilhões de anos, o globo terrestre modifica-se a cada ano devido à sua própria natureza de adaptação aos tempos e por meio também da ação dos seres humanos.

Planeta Terra?

O planeta é azul em sua quase totalidade devido à presença de 70% de água em sua superfície, formada por mares e oceanos. Assim, o oxigênio e a água em sua forma líquida criam uma singularidade entre os planetas que formam o Sistema Solar. Por isso, o globo terrestre é, na verdade, o Planeta Água. É ainda o único planeta que apresenta água nos estados gasoso, líquido e sólido.

A Terra tem uma validade?

Um fato curioso sobre a Terra foi descoberto por meio de um estudo, indicando que o planeta tem a capacidade de suportar os seres vivos por mais 500 milhões de anos. Apesar disso, dependendo das relações entre os meios naturais e os seres humanos, esse panorama pode evoluir ou diminuir com o passar do tempo.

A Terra é redonda?

Ao contrário do que pregam os chamados terraplanistas – corrente popularizada em meados de 2020 - a Terra apresenta a forma aproximada de um esferoide oblato. Assim, está muito mais para uma esfera do que para uma chapa. É, na verdade, uma esfera que se achata de acordo com o seu eixo indo de um polo para o outro. Existe ainda uma espécie de saliência que segue ao longo da Linha do Equador.

A explosão do Sol

Outro fato curioso a respeito da Terra é que, em cerca de cinco bilhões de anos, o Sol irá consumir todo o seu próprio combustível e, desta forma, passará à fase de gigante vermelha. Neste sentido, irá ocorrer um processo de expansão do Sol que levará ao fim de planetas como Mercúrio, Vênus e também da Terra.

Interação da Terra

A Terra partilha de uma interação com uma diversidade de objetos presentes no espaço. Tem uma relação vital com a Lua e com o Sol. Por isso, a forma principal para o entendimento dessa relação se dá via o movimento de translação e de rotação. Ao contrário de outros planetas que possuem mais de um satélite, a Lua é o único satélite natural da Terra.

Quanto mede a Terra?

O diâmetro da Terra é de 12.713,5032 quilômetros contados a partir da linha do Equador. A superfície do globo terrestre é de 510.065.500 quilômetros quadrados. No caso da massa, cientistas estimam que nosso planeta pese 5,974 x 1021 toneladas.

Fontes:

https://www.britannica.com/place/Earth

https://climate.nasa.gov/news/2469/10-interesting-things-about-earth/

Arquivado em: Astronomia, Sistema Solar