Encefalite

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Doenças, Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Encefalite é uma inflamação aguda do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro e que se não for tratada, pode ser fatal. Afeta principalmente bebês, crianças e adultos com sistema imunológico comprometido. Pode ser causada por complicações de algumas doenças como toxoplasmose, malária, sarampo, caxumba, poliomielite, rubéola, catapora, AIDS e etc. É a chamada encefalite imunoalérgica. Estas complicações ocorrem porque o sistema imunológico do doente está deficiente, e o agente infeccioso se dissemina para todo o corpo inclusive para o cérebro. Pode ocorrer também a infecção direta causada principalmente por vírus, ou outro agente infeccioso como bactérias, fungos e protozoários. São comuns também encefalites causadas por reações às vacinas, doenças autoimunes ou como efeito secundário do câncer. A encefalite viral é esporádica, quando causada pelo vírus do herpes simples, raiva, caxumba ou varicela. E é considerada epidêmica quando é causada pelo arbovírus, poliovírus e adenovírus e citomegalovírus. O agente infeccioso causa inflamação do cérebro e do tecido cerebral, e dependendo da área afetada pode deixar sequelas graves, como perda da fala e de movimentos e até a morte. Se a inflamação atingir as meninges (membranas que protegem o cérebro) é chamada de meningoencefalite. Caso a inflamação chegue à medula espinhal, é denominada encefalomielite.

Transmissão

Existem várias formas de transmissão das encefalites virais, que são as mais comuns:

Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral, causando inchaço (edema cerebral). Isso pode levar à destruição das células nervosas, resultando em sangramento (hemorragia intracerebral) e dano cerebral – às vezes permanente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça muito intensa, febre e convulsões, inflamação do cérebro, (que se manifesta por alteração da consciência – confusão mental, sonolência, etc.), déficits neurológicos focais. Outros sintomas incluem: baixa energia e pouco apetite, caminhar descoordenado e cambaleante, sonolência, irritabilidade, fotofobia (sensibilidade à luz), costas e pescoço rígidos e vômitos.

Em bebês e recém-nascidos os sintomas não são muito fáceis de serem reconhecidos: rigidez do corpo, irritabilidade e choro mais frequente, falta de apetite, moleira mais saliente e vômitos.

Diagnóstico

É realizado inicialmente com a história clínica do paciente, onde serão avaliados os sintomas. O diagnóstico é complementado por exame do fluido cerebrospinal (líquor). A ressonância magnética do cérebro ajudará a fechar o diagnóstico. Outros exames que podem ser utilizados são a tomografia computadorizada da cabeça, culturas do fluido cerebrospinal, do sangue ou urina, eletroencefalograma, testes sorológicos e exame de PCR (reação em cadeia da polimerase) para detectar o DNA do vírus.

Tratamento

O tratamento consiste em repouso, alimentação e ingestão de líquidos. Remédios podem ser ministrados para aliviar os sintomas: paracetamol (para febre e dor de cabeça); ansiolíticos (reduzem a irritabilidade e evitam as insônias), como Alprazolam ou Lorazepam; anticonvulsivantes, (Carbamazepina ou Fenitoína): Corticoides (combatem a inflamação do cérebro), como Dexametasona ou Betametasona. Em casos de infecções por vírus, pode ser ministrado antiviral como Aciclovir ou Foscarnet. Os casos graves necessitam de internação e fisioterapia.

Prevenção

Evitar o contato com pessoas doentes.

Bibliografia:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/encefalite
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/510324/encefalites+definicao+causas+sintomas+diagnostico+tratamento+e+evolucao.htm
http://www.fleury.com.br/saude-em-dia/dicionarios/doencas/pages/encefalite.aspx
http://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/infec%C3%A7%C3%B5es-encef%C3%A1licas/encefalite
https://www.tuasaude.com/encefalite-viral/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!