Oceano Pacífico

Por Caroline Faria
O maior e mais antigo do mundo, o Oceano Pacífico possui uma extensão que ultrapassa a soma de todas as terras emersas do planeta, cerca de 165 milhões de km², e conta ainda, com uma profundidade média de 4.280 m.

Limitado a leste com a Ásia e a Oceania e a Oeste com as Américas, é no Oceano Pacífico onde se encontra a área mais afastada da civilização, a Ilha de Páscoa que pertence ao Chile e fica 3.700 km distante do local habitado mais próximo.

No Pacífico encontramos três conjuntos de ilhas chamados de: Melanésia (“ilhas habitadas por negros”), Micronésia (“pequenas ilhas”) e Polinésia (“muitas ilhas”) que possuem algumas ilhas de formação vulcânica.

Aliás, o vulcanismo é uma atividade bastante intensa no entorno do Oceano Pacífico. Isso se deve ao fato do Oceano estar quase que inteiro contido em uma placa tectônica denominada “Placa do Pacífico”, limitada a oeste com a Placa Indiana, a Placa Filipina e a Placa Eurasiana e a oeste com as Placas de Nazca e a Placa Norte Americana onde causa uma das falhas geológicas mais famosas do mundo a “Falha de San Andreas” que um dia, acreditam os estudiosos, separará a Califórnia do resto dos EUA.

Devido a sua extensão (o Pacífico é cortado pelos Trópicos de Capricórnio e de Câncer, se estendendo até o Oceano Ártico ao norte, e até o Oceano Antártico ao sul), o Oceano Pacífico é o menos afetado pelas massas de ar continentais, e possui temperaturas diferentes em toda a sua extensão com correntes frias ao sul próximo ao Mar de Ross e ao norte próximo ao Mar de Bering.

A imensidão do Pacífico abriga uma infinidade de animais diferentes. Desde as águas mais rasas dos arquipélagos onde florescem os corais e os recifes na zona equatorial, até a maior profundeza dos oceanos, a “Fossa das Marianas” com 11.033 metros de profundidade.

Fazem parte do Oceano Pacífico o Golfo da Califórnia, o Oceano Glacial Antártico, O Mar de Bering, Mar de Olchotsk, Mar do Japão, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Java, Mar de Arafura, Mar de Corais, Mar de Taemfinia e Mar de Sonda.