Clima da Ásia

Mestrado em Geografia (UFSC, 2015)
Graduação em Geografia (UFSC, 2012)

A Ásia é o maior continente do mundo, com cerca de 44 milhões de km². Localiza-se a leste do Meridiano de Greenwich, quase que totalmente no hemisfério Norte, estendendo-se de 10° de latitude sul a 80° de latitude norte. Em relação às zonas climáticas, a Ásia ocupa todas as áreas do hemisfério Norte: equatorial, tropical, temperada e polar.

Para compreender os climas da Ásia, é importante observar três fatores: a maior parte do continente fica na zona temperada do norte; a disposição do relevo no sentido leste-oeste atrapalha a circulação de massas de ar, tanto quentes quanto frias; a presença de montanhas enormes bloqueia a entrada de massas de ar marítimas, causando a formação de regiões áridas.

O extremo norte da Ásia é dominado por climas polares. O norte da Sibéria é atravessado pelo Círculo Polar Ártico, onde podemos encontrar temperaturas médias muito baixas durante todo o ano. Isso se deve à inclinação da Terra, que limita a insolação na área. No centro da Rússia, ao sul do Círculo Polar, observa-se o clima de frio subpolar extremo, com invernos extremamente frios, com temperaturas abaixo de zero durante sete meses, e verões quentes, com baixo índice pluviométrico o ano todo. A amplitude térmica deve-se à continentalidade. No Himalaia, observamos o clima frio de montanha, com médias térmicas baixíssimas e pouca precipitação.

O clima temperado continental é encontrado no sudoeste russo. Sob efeito da continentalidade, os invernos são rigorosos, com médias inferiores a 0°C, e os verões quentes. Os índices pluviométricos são baixos e se concentram no verão e primavera. O nordeste da China possui um clima temperado oceânico, com verões brandos e invernos amenos e secos, além de alta precipitação. Sofrendo efeito da maritimidade, o clima possui uma amplitude térmica menor. No litoral oeste do Oriente Médio encontramos o clima mediterrâneo, com precipitação baixa concentrada no inverno, verões quentes e invernos amenos.

O clima semiárido de latitudes médias é encontrado Ásia central. A precipitação é baixa em todos os meses do ano, com uma leve alta no verão, e a temperatura varia de amena no inverno a um verão quente. A temperatura amena se deve às latitudes médias. O norte do Oriente Médio tem clima semiárido subtropical e tropical, com verão seco e inverno úmido, baixa precipitação e temperaturas altas. Oriente Médio, centro do Irã e parte do Paquistão possuem clima de deserto tropical e subtropical quente, com as poucas chuvas no inverno e temperaturas médias acima de 35°C no verão. O deserto de médias latitudes ocorre na China e Mongólia, com precipitação de menos de 15cm no ano e uma grande amplitude térmica.

O clima subtropical é encontrado no sudeste da China, norte da Índia e Japão. No sudeste chinês e no Japão encontramos o clima subtropical úmido, com verões quentes e precipitações distribuídas durante o ano. Sob o efeito das monções asiáticas, o inverno tem um índice pluviométrico menor. No norte da Índia temos o clima subtropical com invernos secos, precipitação concentrada no verão (devido às monções), com verões quentes e invernos amenos.

No sul da Ásia e parte insular encontramos o clima tropical. No centro da Índia e Indochina, o clima é o tropical típico com duas estações: verões chuvosos e invernos secos, com altas temperaturas o ano inteiro. O litoral sul da Índia e sudoeste da Indochina são dominados pelo clima tropical de monções, com verões muito chuvosos e invernos secos, com origem nos ventos do oceano Índico. O clima tropical úmido está na porção insular e parte do sudeste asiático, com médias térmicas altas e umidade distribuída durante o ano todo.

Fontes:

CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: Uma introdução a. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Francisco Mendonça

GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCCI, Beluce. Radix: geografia. São Paulo: Scipione, 2013.

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço mundial. São Paulo: Ática, 2004.

http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/yuri_saboia/1ano/Cap07_Tipos_de_Climas.pdf

Arquivado em: Ásia