Descobrimentos portugueses

Licenciatura Plena em História (Faculdade JK-DF, 2012)
Pós-graduação em História Cultural (Centro Universitário Claretiano, 2014)

Portugal é um país que possui uma costa marítima enorme de Norte a Sul, esse fator ocasionou na ambição e aptidão para desenvolver conhecimentos náuticos altamente avançados para a época. Apenas o mar ofertava alternativas mais ousadas para o comércio externo e a necessidade de conquistar novas terras, obter matérias-primas e metais preciosos, fizeram com que a alta burguesia e a igreja católica financiassem essas descobertas através dos oceanos.

O único jeito de chegar até às Índias para garantir as especiarias era pelo Mar Mediterrâneo. Em 1453 com a tomada de Constantinopla pelos otomanos, essa rota marítima estava cada vez mais complicada para navegar, foi então que começaram a pensar em um caminho alternativo para garantir essa troca comercial com a índia.

Os descobrimentos portugueses começam em 1415, quando Portugal descobre Ceuta na África. Posteriormente essa localidade passa a ser a base naval que serviu como apoio para as navegações pelo Atlântico.

Com o apoio da Ordem dos Templários e a Igreja Católica, os portugueses descobriram a Ilha da Madeira em 1418 e em 1427 a Ilha dos Açores no Oceano Índico. A intenção dessa aliança era estabelecer o cristianismo e expulsar os muçulmanos por onde passassem.

1446  foi o ano em que os portugueses chegam à costa da Guiné, que mais tarde seria chamada de Guiné Bissau. Em 1456 Cabo Verde foi descoberto, e assim foram seguindo os descobrimentos na África pela costa banhada pelo Oceano Atlântico. Em 1460 foi descoberta a ilha de Santiago, que mais tarde serviria como local para se guardar escravos para serem transportados para a América. Em 1471 se seguiu São Tomé e Príncipe, que adiante se transformaram em grandes produtoras de cacau.

A Angola foi descoberta em 1482 e passou a ser o local mais lucrativo para comercialização de escravos destinados à maior parte do Brasil, além da exploração de diamantes, ouro, chumbo, ferro, cobre entre outros minerais. Através do navegador Vasco da Gama em 1498 descobrem Moçambique, que também foi um local de alta concentração de escravos, exploração de pérolas, marfim e especiarias.

Após a chegada de Cristóvão Colombo na América, os portugueses se viram no direito de descobrir novas terras nesse continente. Foi então que surgiu o Tratado de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, no qual dividiu os territórios entre as descobertas portuguesas e espanholas.

Pedro Álvares de Cabral.

Liderado por Pedro Álvares Cabral em 1500, foi iniciada uma expedição extraordinária que mudaria para sempre a vida desses dois territórios. Saindo de Cabo Verde, chegou à terra de Vera Cruz que mais tarde levaria o nome Brasil, mais tarde tornada a colônia mais rica de Portugal. Chegou a ser Reino Unido do país abrigando a coroa portuguesa por vários anos, mas também foi a primeira colônia a tornar-se independente. Contribuiu na Era dos Descobrimentos como um excelente ponto de parada para atravessar o caminho das índias. Entre 1521-1557 foram iniciadas as primeiras capitanias de ocupação efetiva desse local.

Os portugueses foram mais adiante do Brasil em 1510,  Afonso de Albuquerque  ocupou Goa, na Índia. No ano seguinte, foi a vez de Malaca na Malásia. Estes foram os primeiros contatos de europeus com o Oriente. Posteriormente em 1555 foram além do comércio e aproveitaram para ocupar Macau. Em 1543 tornaram-se diplomáticos nos comércios da seda e da louça entre os chineses e japoneses. Os portugueses descobriram, adentraram, ocuparam e colonizaram diversas partes do mundo, levando consigo sua cultura, fé, tradições e língua.

Leia também:

Referências:

https://www.dw.com/pt-002/cronologia-1415-1961-da-conquista-de-ceuta-ao-in%C3%ADcio-da-luta-armada-contra-a-coloniza%C3%A7%C3%A3o/a-17262821 13.01.2019.

http://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/portugueses-em-macau/primeiros-portugueses-macau/ 13.01.2019.

http://www.historiadeportugal.info/os-descobrimentos/ 13.01.2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_portugueses#Chegada_%C3%A0s_Molucas,_China_e_ao_Jap%C3%A3o 13.01.2019.

Arquivado em: História