Commonwealth

Commonwealth (Comunidade das Nações) é um grupo organizado por diversos governos e formado por cinquenta e quatro nações independentes. Este termo era, antigamente, conhecido por Commonwealth britânica, pois quase todos os países membros eram parte do Império Britânico, que era um conjunto de territórios administrados pelo Reino Unido. As únicas exceções eram Moçambique, colônia antiga do Império Português e Ruanda, que pertenceu à Bélgica.

As diretrizes que norteiam a Commonwealth foram decididas na Declaração de Cingapura, que teve comum acordo entre os estados que formam a organização no objetivo de cooperação dentro de um quadro de valores em comum. As finalidades da Commonwealth são as seguintes: paz global, multilateralismo, sociedade igualitária, comércio livre, liberdade ao indivíduo, boa governança, promoção do sistema democrático, direitos humanos e Estado de Direito. O que coloca os países da Commonwealth em um mesmo grupo, ao contrário do que ocorre em outras organizações, são suas origens políticas e sociais, que os deixam com um status semelhante.

O setor que se responsabiliza pelas ações da Commonwealth é chamado Secretariado da Commonwealth, que é permanente e tem como organizador um Secretário-Geral auxiliado por decisões tomadas em reuniões que ocorrem de dois em dois anos com todos os Chefes de Governo da Commonwealth. A livre associação da organização é simbolizada pelo chefe do grupo, posto que é atualmente ocupado pela Rainha Elizabeth II. Ela representa a monarquia, de forma independente e separada, dos 16 países formadores que também são designados como reinos da Commonwealth.

Também conhecida como família da Commonwealth, o grupo funciona como fórum para várias entidades não-governamentais, que é organizado por meio da intergovernamental Fundação Commonwealth. A ação com maior visibilidade no grupo são os jogos da Commonwealth, que são promovidos por uma das entidades participantes. Juntas, estas organizações tem a função de fortalecer a cultura que compartilham por meio dos esportes, práticas jurídicas e políticas, literatura, entre outros bens culturais. Desta forma, estas nações não consideram como estrangeiras as outras que formam o grupo. Ao contrário do que ocorre tradicionalmente na diplomacia, em vez de Embaixadas, as missões entre os países da Commonwealth são chamadas de Altas Comissões.

Atualmente, os países que formam a Commonwealth são:

Fontes:
http://ukinbrazil.fco.gov.uk/pt/visiting-uk/commonwealth
http://www.surjournal.org/conteudos/getArtigo12.php?artigo=12,artigo_03.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Commonwealth
http://www.mapsofworld.com/rwanda/geography-history/colonial-era.html

Arquivado em: Geografia