Clima

Por Caroline Faria
O clima é o conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma determinada região ao longo do ano. Ele é sempre constante e caracteriza as diferentes regiões da Terra. Geralmente, o clima é confundido com o “tempo”. A diferença é que o tempo é a condição da atmosfera em dado momento (“ontem estava nublado”, ou “hoje está quente”), já o clima não, ele é definido pelas características climáticas, ou atmosféricas, de uma região em um período de tempo maior.

O clima, por isso, é bem mais fácil de se prever do que o tempo, visto que este último sofre forte influência das massas de ar, bem mais instáveis que as condições que originam o clima.

A inclinação do eixo de rotação da Terra e sua forma determinam um padrão de incidência de raios solares desigual sobre a superfície do planeta. É esta característica que determina o que chamamos de “padrão climático mundial”.

Já o clima de cada região específica do planeta sofre a influência de outros fatores que podem inclusive anular o padrão climático daquela região:

- latitude, devido ao formato da terra e à inclinação de seu eixo, a incidência de raios solares é maior na região do Equador durante todo o ano, o que aumenta a temperatura nessa região;

- altitude, quanto mais alto o local menor a temperatura, isso ocorre porque o ar é rarefeito e o calor se dissipa mais rápido;

- outro motivo é que a superfície irradia calor para a atmosfera e quanto mais alto, menos intensa será essa irradiação;

- massas de ar, as massas de ar carregam as características da região onde se formaram podendo ser tropicais (que podem ser secas se formadas no interior de continentes, ou úmidas, se formadas sobre os oceanos), equatoriais (quentes) ou polares (frias);

- continentalidade, é a influência da maior ou menor proximidade de grandes quantidades de água (como oceanos), isso porque o continente tende a se aquecer e resfriar mais rápido que os oceanos ocasionando grandes amplitudes térmicas nas regiões continentais;

- as correntes marítimas, responsáveis por transportar umidade; relevo, ele pode facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar e ventos; vegetação, em locais onde a vegetação é mais densa a umidade também é maior.

Quanto à classificação dos tipos de clima, existem algumas variações. Vejamos duas:

- Classificação Climática de Köpen: nesta classificação são adotadas duas ou três letras para classificar o clima. Ela é mais usada para estudos climáticos mais amplos que englobam grandes regiões.


Clima do Brasil

A 1ª maiúscula representa a característica geral do clima da região, a 2ª minúscula representa as particularidades relacionadas à taxa de precipitação, a 2ª letra maiúscula é usada para classificar características específicas de climas secos ou climas polares, e a 3º letra minúscula é usada para descrever as características de climas micro ou mesotérmicos. Veja:

1ª letra
- A: clima megatérmico (temperaturas médias superiores a 18ºC);
- B: clima seco (precipitação anual menor que 500mm);
- C: clima mesotérmico (-3º C > temperatura média < 18ºC);
- D: clima microtérmico (temperatura < -3ºC)
- E: climas polares

2º letra (junto com A, C, D)
- f: sempre úmido (mês mais seco com precipitação superior a 60mm)
- m: monçônico, predominantemente úmido
- s:chuvas de inverno (mês mais seco com precipitação inferior a 60mm)
- w: chuvas de verão (mês mais seco com precipitação inferior a 60mm)

2ª letra (junto com B)
- S: clima semi-árido (chuvas anuais entre 250 e 500mm)
- W: clima árido ou desértico (chuvas anuais menores que 250mm)

2ª letra (junto com E):
- T: clima de tundra (temperatura média entre 0ºC e 10ºC)
- F: clima de calota de gelo (temperatura inferior a 0ºC)

3ª letra (junto com C e D):
- a: verões quentes (média igual ou superior a 22ºC)
- b: verões brandos (média inferior a 22ºC)
- c: frio o ano todo (média abaixo de 10ºC)

3ª letra (junto com B):
- h: deserto ou semi-deserto quente (média anual igual ou superior a 18ºC)
- k: deserto ou semi-deserto frio (média anual inferior a 18ºC)

Outra classificação, mais comum, divide os climas da seguinte forma: clima temperado, clima polar, clima mediterrâneo, Clima tropical, Clima equatorial, clima subtropical, clima desértico, clima semi-árido.

O clima pode ainda ser classificado de acordo com a abrangência territorial em microclima, mesoclima e macroclima (em ordem crescente).

Fontes
http://www.fe.unicamp.br
http://www.juliobattisti.com.br