Cão

O cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero quadrúpede da família dos canideos. Acredita-se que o cão descende do lobo asiático que foi domesticado há 10.000 anos. Provavelmente é o mais antigo animal domesticado.

Existem mais de 400 raças de cães classificadas em grupos e categorias. Os cães tem excelente olfato e audição (bem mais avançados que dos seres humanos) o que é de grande utilidade para as pessoas. Eles aprendem bem e rápido, podendo assim exercer tarefas como caça, pastoreio, guarda de casas, guiar cegos, puxar trenós, rastreamento de drogas, armas e até de pessoas desaparecidas.

Eles se alimentam principalmente de ração. Algumas vezes eles comem alimento dos seres humanos, o que não é indicado. Os cachorros são animais que comem quase qualquer coisa, porém o indicado e dar-lhes ração especial, para que ele tenha uma boa digestão.

Atingem maturidade sexual em um ano. Geralmente a reprodução ocorre 2 vezes no ano. A gestação da fêmea dura cerca de 2 meses e nascem, dependendo da raça do cachorro, aproximadamente 10 filhotes de uma só vez. A amamentação dura cerca de 7 semanas e os dentes surgem nos filhotes após 5 meses.

Diferente do que algumas pessoas pensam, os cães não têm visão em preto e branco e sim uma visao bicromática (diferente do ser humano que tem visão tricromática). Essa visão faz com que eles distinguam bem o amarelo, azul, branco, e o preto. Porém, as cores verde, rosa e laranja não são distinguidas pelos cães, que as veêm em branco e preto.

Existem muitas raças de cães espalhadas pelo mundo sendo as principais:

Basset Hound: essa raça surgiu na Inglaterra no séc. XVI, sendo usada para caça de coelhos. Seu peso varia de 18 a 27 kg, seu pêlo é fino, podendo ter cores de fogo, preto ou branco.

Cocker Spaniel Inglês: Teve origem na Inglaterra no séc. XIX e é utilizada para a caça. Tem peso de 12 a 16 kg e um pêlo liso e sedoso sendo um cão muito dócil e companheiro.

Dálmata: esse cão teve origem na Iugoslávia, e foi muito usado para caçar. Animais dessa raça pesam de 20 a 23 kg, tem pêlo macio e sua coloração pode ser branca com manchas pretas ou só branca. Esse animal é dócil e muito agitado, precisando assim de muito espaço.

Pastor Alemão: teve origem na Alemanha e é usado como companheiro e também como cão de guarda. Seu peso é de 35 a 45 kg e precisa de grande espaço para viver.

Arquivado em: Cães, Mamíferos